Home » Estudos

Sintomas de Esfriamento Espiritual

28 fevereiro 2011

“SINTOMAS DE ESFRIAMENTO ESPIRITUAL”

“As enfermidades geralmente são acompanhadas de sintomas que ajudam os médicos a descobrir que mal nos aflige e até que ponto já tomou conta do nosso organismo. Semelhantemente, quando nossa vida espiritual começa a esfriar, vários sintomas começam a aparecer.

Se percebidos a tempo, medidas corretivas podem ser tomadas para debelar o mal e restaurar nossa saúde espiritual. Damos a seguir alguns desses sintomas. Alguns deles está presente em sua vida?

 

1 – Nossa hora devocional vai se tornando infrequente e/ou mais curta.  Outros afazeres nos parecem mais importantes e aos poucos vão tomando o tempo antes reservado para nosso encontro com o Senhor.  “Acaso se esquece a virgem dos seus adornos, ou a noiva do seu cinto? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta”  Jr 2:32.

2 – A leitura da Bíblia vai sendo aos poucos substituída pela leitura de livros sobre a Bíblia.  Não há nada de mal nos bons livros evangélicos, a menos que estejam tomando o lugar da Bíblia.

3 – Em nossos momentos de oração deixamos de nos empenhar na intercessão, deixamos de orar pelos projetos que visam a Glória de Deus, passando a dedicar nosso tempo a petições que visam nossos próprios interesses.

4 – O nosso amor pelas almas perdidas começa a diminuir, e o testemunho se torna difícil ou chega a cessar.

5- O zelo pela obra missionária, a intercessão e o apoio financeiro aos missionários, cede lugar a outros interesses.

6 – A verdadeira comunhão fraternal e o testemunho de nossas experiências de vida cristã vão dando lugar a simples bate-papos em torno dos mais variados assuntos que não a pessoa do Senhor Jesus, sua Palavra e Sua Obra.

7 – Trocamos o andar pela fé, pelo andar pela vista.  Preferimos nos orientar mais pelas circunstâncias, pelo que vemos, que pela direção do Espírito.

8 – Os frutos de antes de nossa conversão como a falta de amor, de consideração, a crítica, o ciúme, o orgulho, o egoísmo, etc…vêm voltando aos poucos e tomando o lugar dos frutos do Espírito.

9 – Agravam-se as nossas dificuldade de relacionamento, principalmente com as pessoas com quem moramos e trabalhamos. As frustrações pessoais e o espírito irritadiço vão deslocando o espírito de amor e de compreensão.

10 – O pecado vai se tornando menost pecaminoso para nós, a ponto de o desculparmos ou justificarmos em nossa vida.

Essa mudança de enfoque acontece de maneira sutil e gradativa. Interesse espirituais vão sendo substituídos por outros menos espirituais ou mesmo carnais. Nosso senso de vida abundante e satisfatória vai se tornando dependente de coisa e pessoas, em vez de depender exclusivamente da vida do Senhor em nós.

 

Issac Watts disse certa vez que a santidade pode ser caracterizada, em nossa vida, pela presença de cinco ingredientes indispensáveis.

1 – Verdadeira aversão a todo tipo de iniqüidade.

2 – Desapego as coisas do mundo presente em comparação com as do mundo futuro.

3 – Prazer intenso em cultuara a Deus e na comunhão com Ele.

4 – Zelo e atividade obediente no serviço de Deus.

5 – Amor cordial aos nossos semelhantes, e, principalmente aos irmãos na fé.

 

De qual maneira a comunhão com Deus em nossos momentos devocionais poderia ajudar-nos no tocante aos problemas citados?

Demoremo-nos na presença do Senhor buscando ajuda para essas áreas de necessidade pessoal. Ele nos ajudará e nos colocará novamente no caminho da vitória.

 

Pastor Jonias da Silva Castro é pastor da Igreja Pentecostal Unida em Fortaleza-Ceará e Supervisor Regional da IPUB na Região Nordeste.